BLOG ATACAREJO 36

8 dicas para economizar gás de cozinha

Quem não se assusta com o preço do botijão de gás, não é? Ele tem sido um dos grandes vilões que diminui o poder de compra do brasileiro, haja vista que, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), dependendo da região do país, o preço do botijão de gás pode representar até 59% da renda média das famílias mais pobres. (Fonte: Folha de São Paulo)

AUMENTO DE QUASE 27%

A Petrobrás subiu o valor do botijão de gás em 26,9% no último ano, o que pesou bastante no bolso. Como somos um povo talentoso e criativo, muitas ideias surgiram para substituir o gás de cozinha. As redes sociais foi a fonte de alternativas que vão desde o fogão a luz solar, ao bom, velho e poluente fogão a lenha. Porém boa parte dessas ideias geram gastos para colocá-las em prática, o que nos leva a usar a sempre infalível estratégia da economia de gás. Por isso preparamos uma séria de 8 dicas que vão ajudar na economia de gás e, consequente, de dinheiro.

8 DICAS PARA ECONOMIZAR GÁS

1 - Queimadores sujos

  • Queimadores sujos impedem a queima do gás que vasa por outo caminho e é desperdiçado. Desmonte as bocas e lave com esponja, sabão e água observando sempre se os furinhos dos queimadores estão desobstruídos.

2 - Chamas amareladas

  • Um dos sinais que os queimadores não estão desperdiçando gás é a chama azul. Se estiver amarelada e soltando fuligem, fique atento e chame um profissional para fazer a manutenção. Alguns vídeos no Youtube ensinam como desentupir chamas de fogão, mas tenha sempre muito cuidado. O ideal é deixar por conta de um profissional.

3 - Queimadores grandes

  • Alguns fogões possuem uma ou mais bocas (queimadores) maiores. O ideal é usá-las somente quando utilizar panelas grandes, pois esses queimadores gastam mais gás.

4 - Tampe as panelas

  • O uso de tampas nas panelas ajuda na retenção do calor e diminui o tempo de cozimento dos alimentos.

5 - Deixe o feijão de molho em água

  • Uma outra dica do tempo dos nossos avós: deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas. Ele cozinhará muito mais rápido.

6 - Ainda sobre o feijão

  • Por falar em feijão, cozinhe uma quantidade maior e congele o que não for consumir no momento. Faça um cálculo da quantidade consumida por refeição e acondicione cada uma das porções em vasilhas separadas. Fica prático, econômico e menos trabalhoso.

7 - Use papel alumínio

  • No forno, use sempre o papel alumínio com a parte mais brilhosa voltada para os alimentos. Retire somente no final da preparação para dourar, quando necessário.

8 - Aproveite o calor do forno

  • E por fim, aproveite o calor do forno para assar mais de um receita. Se não puder ser ao mesmo tempo, que seja logo em seguida. Preaquecer o forno exige um gasto considerável de gás.

Uma dica extra é não cozinhar demais os legumes. Além de gastar gás desnecessariamente, os nutricionistas alertam para a perda de nutrientes devido ao cozimento excessivo. Outra dica é preparar legumes com a casca, pois ela ajuda a reter os nutrientes no processo de cozimento. Depois de pronto é só retirar a casca. Dicas simples mas que nos ajudam a viver melhor e poupar um dinheirinho.

Veja também...

classibon interior 4

Atacarejo: democrático, acessível e com menor preço

O termo ATACAREJO é um acrônimo das palavras Atacado e Verejo. Distante de ser uma modalidade nova de vendas...

logo_white
© 2018 Classibon 36.Todos os direitos reservados