- Rod. Go 010, esq. c/ Rua 5-A Centro - Bonfinópolis Go
- (62) 3334 1801/9 8451 2071
- [email protected]
© 2018 Classibon 36.Todos os direitos reservados
Uma das grandes discussões dos últimos anos é a falta de tempo, principalmente no que se refere à família. Para alguns pais, passar mais tempo com os filhos, tornou-se uma meta quase inatingível devido ao trabalho e compromissos cotidianos. O sentimento de frustração e muitas vezes de culpa transforma-se em mais um peso para os pais carregarem.
De olho nessa questão, especialistas orientam que os pais incluam os filhos nas rotinas diárias. Dentre elas estão as compras no supermercado. Esta atividade muito comum para os adultos, pode ser a oportunidade ideal de interação com a família, além de agregar valores na formação e aprendizado das crianças. (Fonte: Revista Pais e Filhos)
O supermercado é o ambiente perfeito para as crianças desenvolverem suas habilidades interpessoais, afinal há o contato direto com outras pessoas em local neutro, com regras e limites mínimos sugeridos para a boa convivência em sociedade.
Um mundo de cores, texturas e cheiros está disponível nesses ambientes como verdadeiras lições de aprendizado para os pequenos. Uma boa dica é mostrar para as crianças a diferença entre produtos nocivos à saúde (produtos químicos), daqueles permitidos ao consumo. Instruir as crianças onde encontrar as informações, e quais verificar antes de consumir ou fazer uso do produto, estimula atitudes responsáveis desde cedo.
Por falar em responsabilidade, as idas ao supermercado são uma forma de instruí-las também sobre economia doméstica, hábitos de consumo e alimentação saudável. Inclua as crianças nas atividades de guardar os produtos adquiridos no supermercado. Demonstrar como cuidar e acondicionar cada alimento para que não estrague ou desperdice, e até onde ficam os produtos que não podem ser manuseados, explicando os seus riscos, evitam possíveis acidentes com intoxicação química ou alimentar.
O segredo é dar mais qualidade ao tempo, que mesmo escasso deve ser intenso e marcante na memória afetiva dos filhos. Com carinho e dedicação é possível usar atividades cotidianas para melhorar o convívio familiar.
Um estudo aprofundado sobre o tema observou que consumidores de estômago vazio, tendem a escolher produtos mais calóricos e pouco saudáveis.