BLOG ATACAREJO 36

O consumo e o Aedes aegypti

dengue 2O que uma simples compra de supermercado tem a ver com o pequenino, mas mortal, mosquito Aedes Aegypti? De forma simples e direta, tudo! Desde a sacolinha plástica que transporta os produtos, às cascas dos ovos de galinha podem se tornar criadouros desse temível inseto.

A lista de potenciais ambientes de proliferação vindos dos supermercados é enorme, mas além dos já citados, podemos listar latas de refrigerantes, tampinhas de garrafas, lacres, potes, etc. Enfim, basta um pouco de água acumulada em qualquer objeto descartado de forma irresponsável, para você colocar em risco toda sua família, seus vizinhos, bairro e cidade.

O Aedes aegypti, ou mosquito da dengue, deposita seus ovos nas bordas de recipientes com água limpa, pouca matéria orgânica e pH favorável. É por isso que nesta época de chuvas ele se reproduz com grande velocidade, devido a abundante oferta de água renovada nos objetos descartados indevidamente, ou acumuladas em calhas, lajes, caixas d’água e piscinas abandonadas.

Para evitar a proliferação do mosquito não basta apenas jogar a água fora, é preciso limpar os objetos para eliminar os ovos, pois, eles podem durar até 450 dias a espera de água para eclodirem. Não é por acaso que se usa o termo “combate” nas campanhas contra o mosquito, pois, não é nada fácil evitá-lo; exige-se responsabilidade e compromisso.

Então da próxima vez que for ao supermercado fazer suas compras, já tenha em mente que é necessário tomar cuidado com o descarte de embalagens, lacres e restos de alimentos. Mas até os restos de alimentos? Sim, pois, cascas de laranja, mexerica, folhas de repolho, as já citadas cascas de ovos, dentre outros, podem acumular água e servir de criatório para o mosquito. É bom lembar que bastam 10 dias para um mosquito tornar-se adulto e potencial vetor de doenças como os 4 tipos de dengue, febre amarela, Zika vírus e chikungunya.

CUIDADOS ADICIONAIS

O período chuvoso já começou e precaver é mais coerente que remediar. Veja abaixo alguns cuidados adicionais que você pode adotar para combater o Aedes aegypti:


⦁ Manter as garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

⦁ Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;

⦁ Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;

⦁ Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;

⦁ Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;

⦁ Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;

⦁ Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;

⦁ Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;

⦁ Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.

Vale a pena recapitular: pequenos objetos como: casca de ovos e de frutas, tampinhas de garrafas, sacolas plásticas e vários outros que parecem inofensivos, quando descartados de forma inadequada, podem causar  danos terríveis à saúde e ao meio ambiente. Vamos difundir essa ideia!

Veja também...

1 bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas por dia no mundo

Estima-se que no mundo todo, são consumidas mais de 1 bilhão e meio de sacolas plásticas todos os dias. Nós, brasileiros, somos um dos maiores consumidores, são cerca de 1,5 milhão por dia.

logo_white
© 2018 Classibon 36.Todos os direitos reservados